domingo, 20 de maio de 2012

Módulo 7 - Elementos de análise audiovisual

Curta-metragem
Curta-metragem é um tipo de filme que costuma ter aproximadamente 20 minutos, no máximo. O termo começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 1910, quando boa parte dos filmes começava a ter durações cada vez maiores.
O género que mais utilizou o formato de curta-metragem foram as animações. Ainda hoje há muitos filmes com ação ao vivo (live-action) e de animação produzidos como curta-metragem, havendo inclusive um premio dos Oscares para cada tipo.
É um formato bastante difundido e em expansão no Brasil desde os anos 70. O curta-metragem é também adaptada em documentários, filmes de estudantes e filmes de pesquisa experimental.
Segundo a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em sua Instrução Normativa 22, anexo I, a definição de Curta-Metragem é dada a filmes de até 15 minutos, Média-Metragem para filmes com tempo acima de 15 minutos e até 70 e Longa para filmes com mais de 70 minutos.


Guião
A acção decorre na Escola Secundária Rocha Peixoto,onde vários pontos da escola irão ser filmados em diferentes horas. O filme irá iniciar com uma mão e escrever Escola Secundária Rocha Peixoto e depois seguirá com filmagem na entrada principal da escola por volta das 8 horas da manhã passando depois por filmar outros pontos da escola, como a entrada lateral, o bar da escola, cantina, corredores, campos desportivos, ginásios, direcção,sala de professores e piscinas. Este processo irá repetir-se em diferentes horas ao longo do dia, ás 8.00 8.30; 9.55; 13.20; 16.50; 18.35, mantendo sempre os pontos da escola referidos anteriormente. 

Storyboard









Para a elaboração do trabalho deste módulo foi preciso muito tempo e disponibilidade para o fazer. Precisamos das aulas quase todas dadas para o módulo e de algum tempo fora de aulas para a captura tanto de imagens para o storyboard como para os videos.  Para a captura de imagens para os videos tivemos sempre que requesitar um tripé para que os videos tivessem o minimo de qualidade a esse nivel.
Na edição do video o programa proposto era o Light Works porém, dado alguns erros detetados tivemos de utilizar o Movie Maker.












sábado, 25 de fevereiro de 2012

Impressão

Impressão é a actividade ou tarefa de transferir para um suporte qualquer (papel, tecido, documento eletrónico etc.) um determinado conteúdo ou um conjunto de signos (letras, palavras, textos, figuras) armazenados num formato digital.  Para executar uma impressão é necessário o uso de uma impressora, aparelho eletronico que transfere o aspecto visual a uma superfície física através de variados recursos como laser e tinta.

A impressão offset é a impressão litográfica aperfeiçoada e automatizada, porém há um factor diferenciado e importante: a impressão offset é um processo de impressão indirecto.
Na impressão litográfica, o papel recebe a imagem directamente da pedra ou da chapa de zinco através de um cilindro de pressão.
Já na impressão offset, o suporte recebe a imagem de uma borracha intermediária (cauchu) entre o cilindro da chapa e o cilindro impressor (ou de pressão).
 
A máquina de impressão offset possui três cilindros que formam a unidade de impressão, sendo eles:
- Cilindro da chapa
- Cilindro do cauchú
- Cilindro impressor
 
O cilindro da chapa é responsável pela acomodação da chapa (matriz / forma), sendo construído de aço ou ferro. Este cilindro possui um vão onde estão localizadas as pinças, que são responsáveis em "prender" a chapa no cilindro através dos lados que chamamos de pinça e contra-pinça.
 
O cilindro do cauchu tem a função de fixar o cauchu. O cauchu é uma borracha que recebe a imagem entintada da chapa e a transmite para o papel

O cilindro impressor é responsável em exercer a pressão necessária para transferir a imagem do cauchu para o papel. Este cilindro deve entrar em pressão quando a folha estiver a passar entre ele e o cauchu.


 

Pré-impressão

Provas de cor analógicas
As provas de cor analógicas são consideradas as provas mais fiéis, por simularem o ponto de impressãoe por serem feitas a parti dos fotolitos.
O principal sistema de provas analógicas utilizado era o fotomecânico, embora existissem também processos fotográficos e electrofotográficos.

Provas de cor progressivas
Estas provas eram muito utilizadas quando a impressão era ferita em máquinas de uma cor, mas nos dias de hoje estão a entrar em desuso. Este tipo de prova pode ser feito antes da empressão, através de qualquer sistema de provas analógicas, ou na própria máquina, antes da impressão.

Provas de cor digitais
As provas de cor digitais são feitas directamanet do computador para a respectiva impressora. O sistema é completamente controlado pelo computador em termos de densidade, ganho de ponto e outras características da impressão.

A pré-impressão é que define praticamente todos os parâmetros que vão determinar a qualidade das imagens, textos, etc a ser impressos, é também nesta fase que devemos antecipar os problemas que podem ocorrer durante a impressão e nos acabamentos.
O termo pré-impressão refere-se aos vários procedimentos pelos quais quer texto, quer imagens têm de passar para serem reproduzidos via impressão. Cada processo de impressão tem diferentes especificações, usa diferentes materiais e exige diferentes procedimentos de pré-impressão. É o sistema de impressão que determina a forma como se processa a pré-impressão, mas é esta que determina a qualidade final do trabalho. É na fase de pré-impressão que devem ser prevenidos todos os problemas que possam surgir na impressão, de forma a preparar adequadamente os ficheiros e garantir que o resultado final não traga surpresas, nem para o cliente, nem para as pessoas envolvidas na produção.

Módulo 6 - Elementos de análise gráfica